Simone Zignani, OPEN SCHOOL COGNITIVE STUDIES

transtorno desafiador de oposição em crianças

O ASD difere do PTSD na gravidade dos sintomas, que não são atribuíveis a um distúrbio de assentamento comum, e em sua aparência: o distúrbio inclui a experiência traumática e os sintomas manifestados dentro de 1 mês do trauma.

Introdução

O transtorno de estresse agudo, já emergindo da resposta que o indivíduo dá a um evento traumático, surge durante o primeiro mês após a experiência traumática.
Os sintomas incluem dissociação, esquiva, excitação elevada, dificuldade de concentração, entre outros; também pode ser preditivo de transtorno de estresse pós-traumático.
No artigo seguinte, discutiremos os elementos cognitivo-comportamentais desse quadro clínico, bem como as possíveis opções de tratamento eficaz.

1. Transtorno de estresse agudo

O Transtorno de Estresse Agudo (TEA) foi introduzido no DMS IV para dar visibilidade à situação de sofrimento severo vivenciado durante uma experiência traumática, que pode posteriormente dar origem ao Transtorno de Estresse Pós-Traumático (PTSD).
No DSM 5 é definido de acordo com alguns critérios peculiares, entre os quais lembramos (American Psychiatric Association, 2013):
- Exposição a uma situação de forte ameaça, à vida ou à integridade física (inclui também a dimensão sexual), para si ou para outrem.
- O possível aparecimento de pensamentos intrusivos ou dissociações.
- Incapacidade de sentir emoções positivas.
- Sintomas de evitação, tanto a nível cognitivo como comportamental.
- Irritabilidade, dificuldade de concentração ou hipervigilância

A influência ambiental, a resposta comportamental, emocional e cognitiva do sujeito são componentes evidentes desse quadro clínico, no qual a TCC pode estar bem inserida.

O ASD difere do PTSD na gravidade dos sintomas, que não são atribuíveis a um distúrbio de acomodação comum, e na sua aparência: o distúrbio inclui a experiência traumática e os sintomas manifestados dentro de 1 mês do trauma ( Barton e Blanchard, 1996).

2. Sintomas dissociativos em ASD

Propaganda Também ocorrem sintomas dissociativos como desrealização, despersonalização, amnésia dissociativa durante o evento traumático (dissociação peritraumática) ou subsequente a ele (Cardeñña, 2011).
Embora os sintomas dissociativos sejam preditivos de PTSD mais grave e problemático, também é verdade que a maioria dos casos de ASD abaixo do limiar atende a todos os critérios diagnósticos, exceto aqueles relacionados à dissociação (Harvey & Bryant, 2003).
Isso implica em uma necessidade de cuidado, acompanhamento e tratamento que, além do diagnóstico, permaneça aderente à experiência traumática vivida e metabolizada pela pessoa, que não necessariamente tem a mesma interpretação ou resposta comportamental que outra (La Mela, 2014) .
Além disso, a dissociação é uma defesa que o indivíduo utiliza como resposta a uma experiência muito forte e traumatizante para evitar a dor, o que para alguns indivíduos é mais fácil e, portanto, preferível (Koopman & al, 1995).
Os próprios critérios de diagnóstico são bastante matizados, em que a evitação e a dissociação são as duas faces da mesma moeda (Cardeñña, 2011); em última análise, o propósito de todas essas manifestações é evitar a dor.

exercícios cognitivos para pacientes com Alzheimer

3. Consequências do trauma

As respostas que os indivíduos dão durante o evento estressante têm um benefício imediato porque permitem suportar ou evitar a carga cognitiva ou emocional da situação, no entanto, quando esses comportamentos dissociativos ou de evitação persistem, eles se tornam disfuncionais (Koopman & al, 1995 )
A sintomatologia do TEPT, de fato, pode estar ligada a essa primeira resposta, que então é reiterada a fim de evitar a lembrança ou reviver o trauma, ativando uma série de mecanismos de manutenção do transtorno (La Mela, 2014) que não permitem processar aquela dor que nunca foi elaborada e integrada na experiência do indivíduo.
Portanto, será apropriado, neste caso, concentrar-se primeiro na manutenção do sintoma e, em seguida, aprofundar-se na experiência e tornar acessível a parte dissociada da experiência.

Os estímulos ambientais processados ​​serão enfatizados em sua dimensão relacionada ao perigo e ao medo (Bryant & Harvey, 1997) para a formação de padrões mentais relacionados ao trauma construídos em torno de crenças disfuncionais (La Mela, 2014), portanto, após o trabalho sobre os mecanismos de manutenção, será necessário nos determos nesses núcleos para retrabalhar seus conteúdos.
Reviver os sintomas (como fenômenos dissociativos ou pensamentos intrusivos) relacionados ao TEA não envolve necessariamente um alto nível de estresse correlacionado, um fator presente no PTSD (Bryant & Harvey, 1997), porém na presença de dissociação o nível de a ansiedade vivenciada é maior, portanto, além do conteúdo, também é importante o modo de funcionamento do indivíduo, que ao adotar estratégias mais disfuncionais também experimentará maior sofrimento psíquico.
Da mesma forma, o ambiente relacional circundante pode reduzir o uso de estratégias dissociativas ou mesmo reforçá-las, principalmente no ambiente familiar (Bryant & Harvey, 2000), ativando ou inibindo, por exemplo, o esquema disfuncional carregado de conteúdos relacionados ao medo.

O artigo continua nas seguintes páginas:1 2 Bibliografia